CURSO INTENSIVO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DO PALHAÇO PESSOAL



PROPOSTA DO CURSO 
E o palhaço, o que é? Venha descobrir a força desse arquétipo dentro de si! Através deste curso, Igor Sant'Anna, o palhaço Caxambó, convida os participantes para experenciarem o SER PALHAÇO. 

Oferecido para pessoas já iniciadas ou não, com experiência ou não, este curso oferece uma oportunidade de dar START (ou RE-START) na iniciação à pesquisa nas técnicas do palhaço, com o objetivo de extrair o palhaço natural que há dentro de cada um de nós, a inocência inerente a todos, escondida, reprimida pelas máscaras sócio-comportamentais da sociedade.


Um grande palhaço falou que todos nós nascemos palhaços, mas quando crescemos aprendemos a mentir... O foco principal deste curso é a busca pela espontaneidade corporal, como reflexo do que há de autêntico e sincero em nós. 

Mas como continuar espontâneo estando em cena?Sendo o foco?Como silenciar a mente e transferir energia para o resto do corpo e atingir um equilíbrio corpo/mente?


Atingir um estado de consciência cujo parâmetro seja o estar presente, pleno, autêntico e espontâneo, passa por descondicionar nossas atitudes. Como romper as máscaras sociais implantadas no nosso comportamento desde que somos pequenos? 

O curso provoca reflexões acerca dos condicionamentos a que fomos submetidos pelo processo de escolarização espartana, militarista, industrialista e competitiva da sociedade, buscando uma desescolarização através de práticas corporais, energéticas e jogos cooperativos.

CONTEÚDO/METODOLOGIA: 
- RESPIRAÇÃO Técnicas de respiração. Respiração abdominal, intercostal, peitoral em busca de uma respiração completa. Respiração das tensões corporais cotidianas. Respiração das emoções. Respiração como início dos movimentos corporais e como uma maneira de se chegar à consciência corporal.

- DANÇA PESSOAL RITMICA Construção de um ritmo pessoal a partir da ginga da Capoeira Angola. A capoeira angola mistura luta, dança e expressão corporal. Antes de qualquer combate com o outro a capoeira é uma luta contra nós mesmos e as próprias limitações corporais. Serão trabalhados aspectos da corporeidade ancestral da capoeira como ferramenta de autoconhecimento corporal, ritmo pessoal e espontaneidade. Na prática ocorrerá um encontro com uma dança sagrada pessoal que possibilite uma dilatação energética.

- JOGOS COOPERATIVOS Uma maneira de disciplinar o corpo para a produção de máscaras sociais é através da instalação de um sistema de comportamento competitivo. Serão trabalhados diversos jogos cooperativos a fim de dissolver os automatismos de relacionamentos sociais e facilitar o surgimento da espontaneidade coletiva. È um treino essencial para a construção de uma presença pessoal e de uma personalidade cênica.

- DILATAÇÃO ENERGÉTICA Serão trabalhados exercícios individuais que visam a constante reavaliação da dilatação energética humana. Entrar em cena e realizar ações que levem o público a sentir a irradiação do ser. Provocar reações emocionais do público. Se colocar em situações ridículas levam também a estados de energia indescritíveis, se não negarmos a situação ridícula nas quais nos colocamos.

 - CARGA HORÁRIA:  36 Horas

- DIAS E HORÁRIOS: 
22, 23, 29 e 30 de OUTUBRO de 2016
05 e 06 de NOVEMBRO DE 2016 
das 8:30h às 15:30h (com 1h de intervalo para almoço) 


INVESTIMENTO: R$ 300,00 


LOCAL: a confirmar

FACILITADOR: Igor Sant’Anna

Igor Sant´Anna é o palhaço Caxambó, desde o ano de 2005 quando se formou no Curso de Iniciação à pesquisa na Técnica do Clown por Alexandre Luís Casali (SSA). No ano de 2007 funda a Cia Pé na Terra e através da prática constante de atuação na arte de rua cria, atua e dirige números e espetáculos de palhaço. Em 2009 inicia a carreira de pai. Educador dos próprios filhos pratica a desescolarização de si como forma de não atrapalhar o processo educativo do outro. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, tem como foco de pesquisa-ação da relação entre a arte do palhaço e a educação desescolarizada.

INSCRIÇÕES: penaterra2008@gmail.com
Contato: 9 9225 2825 (ZAP)

7 comentários:

  1. Vamos combinar que escrever um blog, investir afeto, pensar naquele que vai ler e, no fim, ninguem comentar mesmo quando voce constata que tem cerca de 20 acessos por dia é mesmo muito... nem sei bem o que.
    Sou apenas mais um que quer incrementar seu cotidiano com um estado de consciência mais feliz... Parabéns pelo trabalho e pela arte.
    Uma curiosidade: é voce o artista que fará a performance no IV Colóquio de Psicanálise e Educação?
    Bom que tenha passado lá no Interfaces...

    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  2. sim somos nós. Didi Siriguela e Caxambó. Carla de Miranda e Igor Sant'Anna. Grato pelo comentário. Realmente talvez tenha sido a primeira pessoa que emitiu um comentário aqui , ehehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou muito interessado em fazer o curso de palhaço. Não vou poder fazer agora em junho porque algumas datas já estão comprometidas. Quero saber quando haverá outro.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom..parabéns pelo lindo trabalho...E eu quero muito fazer esse curso. :D

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. bom dia gostaria de saber se esse curso de palhaço esta acontecendo e quanto e o custo da mensalidade

    ResponderExcluir
  7. A cia. é de qual cidade mesmo? Me interessei pelo curso de clown, mas perdi o primeiro dia nesse final de semana. Tem previsão de quando será o próximo curso? Abraço !

    ResponderExcluir